Coronavírus: Senadora Mailza Gomes reforça pedido de contratação de médicos formados no exterior

No ofício ao Ministério da Saúde, a parlamentar defende atuação de médicos brasileiros formados em universidades estrangeiras mesmo sem Revalida para atuar temporariamente no combate ao Covid-19

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) encaminhou ofício ao Ministério da Saúde e solicitou contratação imediata dos médicos formados em universidades estrangeiras mesmo sem fazer o Revalida, exame nacional realizado anualmente para validar diplomas médicos expedidos por instituições de fora do Brasil. O objetivo é ter mais profissionais no país para combater a pandemia do coronavírus.  

No ofício ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Mailza pede atuação de médicos brasileiros formados em universidades estrangeiras mesmo sem Revalida para atuar temporariamente no combate ao Covid-19

 
“No Brasil temos uma grande carência de profissionais da saúde e com o coronavírus ameaçando nossa população, a demanda brasileira aumentou muito. Apresentei ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta o caso dos 1.400 (mil e quatrocentos) médicos que concluirão, entre agosto e dezembro de 2020, o processo de convalidação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. É urgente a necessidade deles para atuar no combate ao Covid-19. A espera para fazer o Revalida demanda tempo enquanto podiam estar salvando vidas”, justificou a senadora.
 

A parlamentar destacou que muitos acreanos concluíram medicina na Bolívia e estão aptos atuar no combate ao vírus “Tanto no Acre como Mato Grosso, os profissionais estão devidamente capacitados, tendo em vista que já concluíram o internato e/ou estarão concluindo. São médicos brasileiros formados no exterior e que estão impedidos de exercer a medicina e nos ajudar no enfrentamento ao coronavírus”, alegou.

Mailza Gomes lembrou ainda que o pedido também já foi feito pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC) e reiterou que a proposta de um novo Revalida tem sido um compromisso do deputado federal Alan Rick (DEM-AC) na Câmara Federal.

“Me junto ao Bittar e ao Alan nesse esforço conjunto e necessário para resolvermos o problema da saúde no Brasil no enfrentamento a pandemia”, finalizou. 

Anexo, ofício do pedido. 

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!