Na Aleac, Mailza Gomes reúne entidades para fortalecer ações de inclusão

  • 04 de April de 2019
A senadora Mailza Gomes (Progressistas) junto com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e a secretária Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência, Priscila Gaspar, participaram de uma audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) com o intuito de discutir políticas públicas para pessoas com deficiência. 
 
O encontro, solicitado pela senadora, contou com a presença de entidades de Rio Branco que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência no Acre. Eles tiveram um espaço para relatar a situação vivida no estado. Estiveram presentes também a Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Tia Eron e a ex-senadora Ana Amélia, representantes do governo e parlamentares acreanos. 
 
SENADORA MAILZA AUDIENCIA DEFICIENTES ALEAC.jpg
 
A senadora falou da importância desse encontro. "Acredito que o sentido de governar é cuidar de todos, mas cuidar de um modo especial de quem mais precisa. Sendo defensora das ações sociais de inclusão, essa discussão permite a conexão com as pessoas deficientes e a classe política, o que resulta no fortalecimento dos direitos humanos e inclusão social”, destacou Mailza na Aleac. 
 
Priscila Gaspar disse que o encontro busca dar mais visibilidade às pessoas com deficiência, tornando-as protagonistas na sociedade. 
 
“É importante que sejam garantidos os direitos de acessibilidade das pessoas com deficiência aos equipamentos culturais e manifestações artísticas, à tecnologia, educação, estabelecimentos, transporte, entre outros. Nossa classe precisa ser vista e respeitada”, disse Priscila, primeira surda a ocupar um cargo dessa dimensão no Governo Federal. 
 
AUDIENCIA ALEAC DEFICIENTES.jpg
Após ouvir o relato dos portadores de deficiência, a ministra Damares se comprometeu em desenvolver políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência do Acre. 
 
“Já nos comprometemos com o governador do Acre a ajudar no que for preciso para garantir políticas públicas que assegurem os direitos de vocês. Nós vamos garantir assistencialismo aos portadores de deficiência dos lugares mais distantes e isolados do Acre, esse é nosso compromisso. A nossa parceria está apenas começando”, frisou.
 
Deficientes ALEAC.jpg
Diversas instituições e entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência estiveram presente: diretores de escola, presidente das entidades de apoio, Centro de Apoio ao Surdo, Família Down, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Ensino Especial Dom Bosco, o Grupo Paralímpico de Basquete do Acre, mães de crianças especiais, Associação das Pessoas com Autismo, Comissão da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Deficientes Visuais (Adevi), dentre outras associações representantes.
 
 
Deficientes Aleac 2.jpg
 
 
 
 
 
Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!