Senadora Mailza busca integração do Criança Feliz e PIA junto a Assistência Social do Acre

  • 27 de June de 2019

Encontro teve como objetivo tratar da integração do programa federal Criança Feliz e Primeira Infância Acreana (PIA)

A senadora Mailza Gomes esteve em reunião com a Secretaria Estadual de Assistência Social, Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, Claire Cameli e equipe para tratar da integração do programa federal Criança Feliz e Primeira Infância Acreana (PIA).

 A visita teve por objetivo articular encaminhamentos que possibilitem a junção das ações dos dois programas para o recebimento de recursos e assim atender o maior número de crianças e gestantes no Acre e aproveitar a estrutura do Primeira Infância Acreana (PIA), que já existe no Acre e  tem como um dos pilares a visita domiciliar. 

Na ocasião, a senadora destacou os benefícios do acompanhamento domiciliar para o desenvolvimento infantil e também defendeu agilidade na junção da iniciativa. Para Mailza, a integração dos programas permitirá ao Acre aumentar o número de visitas realizadas e levar os programas para os 22 municípios do estado. 

“A junção significa a ampliação do atendimento e da intenção das ações que hoje são realizadas pelo PIA. Falamos dos desafios de chegar aos 22 municípios do Acre e agregar Assistência Social, Educação e Saúde. Reforcei meu apoio e compromisso com a Primeira Infância e como isso pode ajudar no combate à vulnerabilidade das famílias. Juntas, vamos cuidar das nossas crianças e garantir o futuro e desenvolvimento dos pequenos e suas famílias”, destacou Mailza.  

Mailza destacou ainda ser preciso desburocratizar ações para que o programa tenha a maior agilidade possível e que os atendimentos garantem proteção e estímulo às crianças e gestantes beneficiadas. 

A secretária de Estado, Claire Cameli, destacou a importância da visita, para que a equipe técnica da SEASDHM possa obter as orientações necessárias e assim, levantar recursos para aperfeiçoar e desenvolver os programas sociais no Estado.

“Essa segunda reunião com a senadora Mailza Gomes é muito importante para nós. Hoje somos uma secretaria transversal. Agregamos um trabalho em conjunto com outras secretarias. Com o trabalho dos agentes comunitários de saúde, identificaremos vários fatores, dentre eles: a violência contra mulher e a exploração de crianças e adolescentes, etc. Todas essas situações estão envolvidas com educação, segurança e saúde. Entendo que é um trabalho em rede e precisamos imediatamente mostrar um resultado para a população do Estado do Acre”, explicou Claire Cameli.

Participaram do encontro na sede da secretaria de Assistência Social a coordenadora do Programa Primeira Infância Acreana, Priscylla Aguiar, a coordenadora Estadual do Programa Primeira Infância do SUAS – Criança Feliz, Cristina Duarte, o Diretor de Políticas de Assistência Social, Hamilton Melo, o gerente da DAPE/SESACRE, Luiz Carlos Marinho e representantes do  Criança Feliz/SEDS.

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades em primeira mão!